Enquadramento

A melhoria da qualidade do ensino no Ensino Superior europeu é um dos objectivos centrais do Processo de Bolonha. No caso do 3º ciclo de estudos, o enfoque tem sido colocado na criação de programas doutorais com referência a padrões de excelência e apostando na internacionalização e interdisciplinaridade dos seus conteúdos. Por outro lado, e embora se assuma a investigação como a componente essencial da formação dos futuros doutorados, emerge uma clara tendência para complementar uma formação sólida, em termos científicos e de investigação, com uma formação em competências transversais que possam contribuir para preparar os estudantes para um mercado de trabalho de alguma instabilidade e em permanente mutação.

Para atingir estes objectivos, têm vindo a ser criadas, em muitas universidades nacionais e europeias, estruturas inovadoras. É o caso das Escolas Doutorais, existentes na Europa em formatos institucionais muito diversos, agregadas a outras escolas, ou funcionando como unidades académicas autónomas.

Em Portugal, o número de Escolas Doutorais começou a ganhar expressão e, embora as estruturas já existentes tenham características muito diferentes, dependendo do contexto em que foram criadas, pareceu chegado o momento de criar um espaço para potenciar a dinâmica de actuação destas estruturas, através da criação de uma Rede Nacional de Escolas Doutorais (RNED). A Rede encontra-se neste momento a dar os seus primeiros passos e tem encontrado diversas mais valias em resultado do pensamento estratégico conjunto e na partilha de acções concretas em curso.